CEB São Vicente


Comunidade São Vicente de Paulo

A comunidade São Vicente de Paulo está situada na Rua Barbosa Neto nº150, no Bairro Vencato, na cidade de Jaguarão.
A comunidade teve início com a fundação, em 1922, da Sociedade São Vicente de Paula, na Matriz do Divino Espírito Santo, com um único objetivo que seria o de ajudar todos os pobres. Com a doação de um terreno a partir de 1947, os Vicentinos construíram um salão e quatro residências para idosos. No salão eram ministradas aulas para crianças e adultos e para a prática religiosa, o que viria a ser a origem da atual capela. Sendo assim, em 1968 tornou-se uma comunidade de base.
Com o passar dos anos e a morte da maioria dos membros da Sociedade Vicentina, a mesma foi desaparecendo e o local virando ruínas, sobrevivendo apenas a Comunidade São Vicente de Paula.
Em 1993, o padre Florêncio Lunelli, juntamente com a comunidade, resolveu reconstruir a capela, transferindo suas atividades para residências particulares até que em 24 de abril de 1994 fosse reinaugurada. Passados quatro anos construiu-se um salão comunitário que atualmente abrigas as atividades das Pastorais da Criança e da Saúde, bem como Missas e Catequese.

Fonte: Claudino Corrêa.


2 comentários:

  1. A Ministra nessa comunidade é nossa irmã de caminhada, Maria Cristina Marques da Silva.




    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado.
    Toda colaboração é bem-vinda.
    Obrigado.

    ResponderExcluir